Abrir menu de acessibilidade

Notícias

Confira todas as notícias

TIC Trens firma parceria com o Inteli para desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à operação da Linha 7-Rubi, TIM e TIC Eixo Norte

Iniciativa conecta estudantes a desafios reais do setor ferroviário e fortalece cultura de inovação da concessionária

31/10/2025
A TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação da Linha 7-Rubi, implantação do serviço expresso Trem Intercidades (TIC) e do serviço parador Trem Intermetropolitano (TIM), firmou recentemente uma parceria acadêmica com o Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança, instituição pioneira no Brasil com ensino 100% baseado em projetos reais.


Atualmente em fase de preparação pré-operacional para assumir a operação e manutenção da Linha 7-Rubi a partir de 26 de novembro, a TIC Trens reforça com essa iniciativa seu compromisso em garantir conforto e segurança aos passageiros, além de incentivar a inovação no setor ferroviário metropolitano.


 Dentro da parceria, a concessionária apresenta desafios reais e os alunos desenvolvem soluções tecnológicas aplicadas, aprendendo na prática e contribuindo com inovações que podem evoluir para uso interno. O modelo prevê sprints quinzenais com acompanhamento técnico da equipe da TIC Trens, que atua como cliente e orientadora do projeto.


“O objetivo desta parceria é transformar a TIC Trens em um campo de ciência aplicada, fortalecendo a cultura de inovação da concessionária e a conexão com o ecossistema acadêmico. O modelo contribui para a formação de profissionais mais preparados e gera benefícios concretos para todo o ecossistema de mobilidade, sobretudo diante do início da fase de operação e manutenção da Linha 7-Rubi e construção do TIM e do TIC”, afirma Pedro Moro, diretor-presidente da TIC Trens.


Neste primeiro ciclo, o tema trabalhado será IoT (Internet das Coisas), com foco na criação de sensores para controle de acesso em áreas restritas. Ao final do projeto, os estudantes entregam um MVP (mínimo produto viável) funcional e disponibilizam todo o código-fonte para a empresa, que poderá aprimorar ou implantar a solução em ambiente real.


“A parceria com a TIC Trens é uma ótima oportunidade para que os alunos aprendam Internet das Coisas colocando a mão na massa”, diz Sergio Venancio, professor e coordenador de núcleo inicial do Inteli. “O projeto será uma forma de compreender, de forma prática, como a tecnologia dos microcontroladores conectados à Internet pode ser aplicada para resolução real de problemas, como controle de acesso e segurança nas ferrovias”, afirma.


Sobre o Inteli
O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é a primeira faculdade de engenharia e tecnologia do Brasil com ensino 100% baseado em projetos. O Inteli é uma instituição sem fins lucrativos comprometida em formar os futuros líderes para diminuir o déficit de profissionais brasileiros da área de tecnologia. Com campus dentro da Cidade Universitária, no Butantã, o Inteli atende a mais de 600 estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração Tech. A instituição também integra o IPT Open, programa estadual para promover parcerias do setor privado com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que já abriga 12 empresas.