A TIC Trens, concessionária responsável pela operação e manutenção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intercidades), além da futura operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos de São Paulo, será responsável pelas obras de modernização e ampliação da estação Água Branca, conforme projeto aprovado quarta-feira passada (26) pelo Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED) e pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP), do Governo de São Paulo.
A estação Água Branca, que atualmente atende cerca de 30 mil pessoas no horário de pico, será um dos principais hubs de mobilidade do Estado, interligando as Linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, as Linhas 3-Vermelha e 6-Laranja do Metrô, além do TIC Eixo Norte (Campinas) e TIC Eixo Oeste (Sorocaba).
As obras de ampliação da estação incluem a implantação de plataformas para atender o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, além dos trens da Linha 9-Esmeralda e do futuro TIC Eixo Oeste. Também está previsto o remanejamento da Linha 8-Diamante entre as estações Barra Funda e Lapa, que permitirá que esse ramal também acesse a Água Branca.
Considerando a complexidade do projeto, as obras serão faseadas: na primeira fase ocorrerá o atendimento da integração da Linha 6-Laranja com a Linha 7-Rubi, previsto ainda para o segundo semestre de 2026; na segunda fase ocorrerá a integração com as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e o TIC Campinas; e a terceira fase será a preparação para a conexão com a Linha 3-Vermelha e o TIC Sorocaba.